You are currently viewing Google E-A-T – Aprenda a Utilizar

Google E-A-T – Aprenda a Utilizar

Você já ouviu falar do Google E-A-T, não é mesmo?O marketing de Conteúdo ou Content Marketing,  caso você prefira, vem conquistando cada vez mais adeptos justamente porque dá muito resultado. Assim como em qualquer atividade estratégica, ele deve seguir certas métricas. E elas tem que levar em consideração a forma como trabalha o tão temido e enigmático algoritmo do Google.

Dessa forma, para ranquear bem no Google seu site deve atender atender a um critério chamado de Google E-A-T (sigla em inglês que significa Expertise, Authority, and Trustworthiness). No nosso bom e velho português o trataremos como Competência, Autoridade e Confiabilidade. Todo o seu conteúdo otimizado pelas técnicas de SEO se beneficiará dessa imagem construída. Da mesma forma, seguramente será mais facilmente encontrado por quem você deseja. Ainda em 2019 o Google publicou um documento confirmando a importância do EAT de forma bem literal.

“Nosso sistema de ranqueamento não identifica a intenção ou precisão de qualquer conteúdo. No entanto, foi projetado especificamente para identificar sites com indícios de expertise, autoridade e confiabilidade”.

Você pode achar a íntegra desse documento aqui (em inglês). E pode conferir mais sobre Google E-A-T nesse artigo do Neil Patel, um dos maiores especialistas em marketing digital do mundo.

Portanto, para que seu conteúdo chegue onde você deseja e atinja os resultados que você espera, ele terá que atender à grande exigência do Google: melhorar a experiência do usuário. E isso vale igualmente para seu site ou blog. Então, é hora de entender mais sobre Google E-A-T e como ele influencia o resultado do SEO.

Competência e Especialização

Se for fazer faça bem feito. Fácil, né? Nem tanto. Mas é necessário entender isso como algo básico. Faça algo que sua audiência adore. O Google vai adorar também.

Tenha em mente os seguintes passos como essenciais:

  • Conheça sua audiência, tenha definida uma ou mais personas
  • Defina com maestria as palavras chave pensando na intenção de pesquisa de quem busca
  • Tenha clareza sobre em que fase da jornada do consumidor ela está
  • Escreva de forma fácil, compreensível e leve sem deixar de ser abrangente
  • Não abra mão de fontes confiáveis, dados e imagens que ajudem na compreensão
  • Tenha certeza que seu conteúdo é responsivo. O Google não te perdoará se não for.

Em suma, invista em SEO e alie essa otimização em todos os seus touchpoints com sua audiência.

Autoridade – o A do Google E-A-T

Você domina um conteúdo de forma exemplar? Logo, você é um especialista. No entanto, a relevância das suas opiniões sobre o tema não será grande se isso não for do conhecimento das pessoas. Contudo, se seus pares te citam, recomendam ou indicam, você está deixando de ser apenas um especialista. Dessa maneira, agora você é uma autoridade. E isso conta muito.

Enfim, aqui estamos falando da sua marca pessoal, da pessoa que escreve conteúdo ou da marca que está sendo representada. Afinal, para o Google cada domínio tem seu próprio E-A-T assim como cada página tem seu E-A-T. Além disso, cada autor tem seu Google E-A-T.

Primeiramente, para o seu site ou blog isso vem através de links. Ou seja, ter um conteúdo otimizado por um bom trabalho de SEO te coloca no caminho certo para ganhar autoridade. Decerto que quanto mais autoridade você tem mais links de recomendação ou citações você deve ter. Todavia, esse ciclo virtuoso deve ser contínuo e perene. Afinal, a geração do link é a garantia da construção da sua imagem de autoridade ou da autoridade da marca que você representa.

Para o conteúdo:

  • Forneça dados, fatos, fontes e informações relevantes que possam ser facilmente comprovadas
  • Não use jargões nem excesso de termos complicados. A simplicidade é uam benção.
  • Foque em apresentar soluções para os já sabidos pontos de dor ou para frustrações geradas pela indústria
  • Produza algo único e seja original.
  • Que ele seja escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema
  • Publique ou compartilhe em sites, blogs e fóruns que possuam boa reputação e autoridade
  • Foque nos interesses dos visitantes do site e que não seja confundido com algo técnico feito para se encaixar página nos plataformas de busca

Confiabilidade

Dizer que “ser confiável” é determinante para o sucesso de sua estratégia não é exatamente algo novo, concorda? Contudo, isso precisa estar muito claro para sua audiência. Não apenas nos corações, mas sobretudo na forma como ela se refere a você no mundo digital. Ser confiável é também parecer confiável. Em suma, leve a sua reputação muito a sério. Monitore-a e aja rápido sempre que necessário.

Sites confiáveis emprestam essa imagem ao conteúdo ali publicado, assim, pensando no Google E-A-T garanta que seu site tenha as seguintes características e seções:

  • Formulários de Contato visíveis
  • Ter um endereço físico associado
  • Ter protocolo de segurança ativo (HTTPS)
  • Possuir política de Privacidade
  • Se possuir produtos à venda, ofereça as informações mais detahadas e abrangentes possíveis
  • Se possuir parceiros na produção de conteúdo ou nos negócios, garanta que possuem boa reputação

Conclusão

Atender aos critérios do Google E-A-T e otimizar todo o seu conteúdo é um processo contínuo. No entanto, não atender às exigências do Google quanto à priorização da qualidade experiência do usuário é boicotar seu próprio trabalho. Portanto, acompanhe as mudanças realizadas pelo Google tendo sempre claro que não existiria Google se não houvesse usuário.

Logo, todo seu trabalho tem que ser focado em produzir conteúdo compreensível, acessível, único e de boa qualidade. Sua audiência agradece.

LEIA TAMBÉM:

 

 

Deixe um comentário