Você está visualizando atualmente Marketing Omnichannel – Sua marca precisa dele

Marketing Omnichannel – Sua marca precisa dele

Como identificar uma estratégia de Marketing Omnichannel?

Pense em marcas que você admira. Mas não apenas nelas. Pense também em marcas que você efetivamente compra. Afinal, eu admiro a Ferrari, mas não posso comprar uma Ferrari. Não, o carro não. Mas posso comprar a camisa, o boné, uma miniatura, uma bandeira e por ai vai. Estou falando de marca, não só de produto. 

Agora que está explicado, procure por ela em diversos canais diferentes. Ele lhe parece uniforme? Cores, mensagens, tom de voz, layout, promessas de venda semelhantes? Você vê as campanhas acontecerem ao mesmo tempo?Quando algo relacionado a essa marca chega até você, essa mensagem chega em diversos canais diferentes? A forma como ela se comunica com você parece familiar independente do meio?

Marketing Omnichannel dá consistência à mensagem

Se a resposta para essas perguntas foi sim, provavelmente você escolheu uma empresa que usa Marketing Omnichannel como estratégia.

Não, não se trata de mensagens, layouts ou promessas iguais. Elas se completam, se reforçam e “vendem” o mesmo conceito. Ou seja, elas buscam te encontrar online e offline criando o maior número possível de touchpoints. E principalmente elas fazem você perceber que se trata da mesma marca, em produtos diferentes e em mídias diferentes. Mas a consistência está lá. Customizada, adaptada mas ainda fazendo você perceber o valor da marca.

 

Marketing Omnichannel: vários touchpoints e uma só marca

Marketing Omnichannel é vital para estratégia

Conceituando, Marketing Omnichannel é a prática de marketing através de múltiplas plataformas, incluindo e-mail, aplicativos, mídia social e o blog de seu website. Esta abordagem permite que as empresas se conectem com os clientes em mais pontos de contato digitais. No entanto, o foco é que a experiência do usuário seja a melhor possível. Afinal, ninguém precisa de soluções para problemas que não possui, não é mesmo?

 

A pesquisa da McKinsey sobre tomadores de decisão B2B confirma que o omnichannel não é simplesmente uma tendência, nem uma pandemia em tempo real, mas sim um dispositivo de importância crítica para as vendas B2B em todo o mundo.
Fonte: Pesquisa McKinsey 

Estudos mostram que consistência de mensagem e voz uniforme impactam diretamente na percepção do cliente e, consequentemente, na sua adesão à marca e a seus produtos. Abordagens omnichannel chegam a incrementar em 300% o engajamento em comparação com o que é causado por abordagens usando um único canal. Da mesma forma, o valor de ticket médio e frequência média de compra são impulsionadas pelo marketing omnichannel.

Algumas vantagens diretas da utilização do Marketing Omnichannel

  1. Campanhas de marketing mais efetivas
  2. Melhora a experiência dos consumidores
  3. Aumenta a visibilidade da marca e do negócio
  4. Aproxima empresa, clientes e potenciais clientes
  5. Aumenta a geração de leads

Como empresário ou profissional de marketing, jornada do consumidor e funil de vendas tem que estar sempre na ordem do dia. Afinal, não podemos falar de estratégia se você não sabe identificar as diferentes fases pelas quais seu potencial cliente passa até efetivamente realizar a compra. Portanto, há de se ter clareza sobre os estágios que ele passa antes e durante a visita no seu site até o tão esperado checkout, se estivermos falando de e-commerce.

Omnichannel é a abordagem líder em vendas B2B; Eficácia salta significativamente para 83 por cento
Fonte: Pesquisa McKinsey 

Mas essa mesma lógica vale para qualquer tipo de conversão. Afinal, se o objetivo da sua estratégia foi atingida, você fez o certo. Ou quase. Sim, ou quase! Se a experiência não deixou ensinamentos, ou se ao menos você não tentou entender o processo, você não aproveitou tudo o que podia. Contudo, a melhor venda que pode fazer será a sempre a próxima. Essa é uma máxima que todo vendedor deve acreditar. Mas o bom vendedor mesmo quer garantir a próxima venda e também a fidelização daqueles para quem ele já vendeu.

Inteligência Artificial, Big Data e muito mais

Nesse ponto começamos a falar da importância da Inteligência Artificial nos processos. Internet das Coisas e Big Data já estão ai há muito tempo e não podemos pensar em estratégias realmente eficientes se não bebermos nessas fontes. As máquinas aprendem com cada experiência e você tem que fazer o mesmo. Esses dados muitas vezes estão ao alcance da mão mas o empresário não usa por puro desconhecimento de como extrair informação valiosa desses dados. Quanto mais dados você tem, mais conhecimento pode extrair deles. Ou seja, quanto mais análises forem feitas mais você entenderá o comportamento e expectativas dos clientes e potenciais clientes.

Estamos falando de estar um passo à frente, oferecendo o que seu cliente quer, mas ainda não pediu. Contudo, seguramente já mostrou que poderia querer. Se você tiver capacidade técnica e analítica para extrair esse “ouro” de todas os dados que ele passa naturalmente pra você durante a jornada de compra, ou de não compra, com certeza você estará em uma boa situação. Em última análise, o foco no marketing omnichannel é o caminho para uma jornada aprimorada do cliente que mantém as pessoas voltando para comprar mais e mais vezes.

Conclusão

Como pode ver, não só de pandemia o tal do 2020 foi feito. Muita coisa mudou e vem mudando. Seja no marketing ou em todas outras relações de consumo, o fato é que vivemos um cenário com mais incertezas do que certezas. Esse talvez seja o tal do MUNDO BANI, que abordamos nesse artigo aqui. E para ter um 2021 e demais anos de sucesso é chegada a hora de usar todas as armas disponíveis para se diferenciar e aparecer para seu cliente.

Não estou falando de ser opção para ele. Me refiro a estar tão convenientemente próximo, ser tão crível e atento a ponto de restringir ao máximo as possibilidades de não geração de negócios. Como já citei num outro artigo, repetirei aqui a frase do genial David Ogilvy: “Diga a verdade, mas torne-a fascinante”. Se a sua relação com o cliente for construída com base na verdade e na transparência, seguramente sua mensagem fará efeito. Bons negócios.

Deixe um comentário