You are currently viewing MUM e a nova forma do Google responder às suas dúvidas

MUM e a nova forma do Google responder às suas dúvidas

MUM – Respostas que vão longe e mais além

O MUM, do Google, promete te responder de uma forma completamente nova. Mas, como você normalmente pesquisa no Google? Depende, não é? Afinal, existe um motivo por trás de cada pesquisa. Do ponto de vista de quem produz conteúdo, o nome disso é intenção de busca. Cada intenção de busca gera um tipo de resposta. Ou seja, todos podem buscar a mesma coisa, mas o fazem de forma diferente.

E, sobretudo, em momentos diferentes. Para os especialistas, isso está ligado ao momento em que você está na jornada do usuário. Isso é um outro assunto, mas vamos agora tentar entender porque o MUM pode mudar a forma como o Google vai te responder, sem você precisar mudar a forma como você pergunta. Ou mudando. E muito.

Multitask Unified Model – Esse é o nome do seu novo especialista particular

Pense que você é usuário de um tipo específico de produto. Vamos usar como exemplo uma bicicleta. Você usa sua bicicleta para ir ao trabalho e pretende trocá-la por um modelo mais novo. Talvez um modelo elétrico? Pode ser. Mas você está na dúvida. Assim, suas pesquisas como seriam suas buscas? Bicicletas para usar no dia a dia? Bicicletas para ir ao trabalho? Melhores bicicletas para o dia a dia? Enfim, poderia ser qualquer coisa. Afinal, você está em dúvida. O Google e sua inteligência artificial vai perceber isso e ajustar as respostas ao momento que ele entende que você está.

Enquanto isso, bons profissionais de SEO e ADS estão quebrando a cabeça pra entender que momento é esse e quais as palavras chave que você usaria para essa busca e em qual momento você está no famoso funil de marketing. Afinal, te mandar a resposta para um momento diferente do que o que você está terá baixa ou nenhuma eficácia. 

Mas ai é que entra o MUM e sua característica multitarefa. O que ele pretende é quebrar a barreira de línguas e de etapas de busca. Logo, estamos falando de reduzir a quantidade de perguntas que você precisará fazer para chegar a uma resposta mais definitiva. Sim, o Google está pagando para ver e dobrando a aposta. Consequentemente, ele quer fazer a maior parte do trabalho para você. Para isso ele quer se tornar seu especialista particular.

Portanto, sua dúvida sobre as bicicletas já vai trazer mais informações pois ele vai comparar diversos cenários diferentes que envolvam “bicicletas usadas para ir ao trabalho”. Suas características de geolocalização poderão ser levadas em consideração. Afinal, se você mora em Salvador, cheia de ladeiras, seu cenário é completamente diferente de morar no Distrito Federal, muito mais plano. 

Comparando as coisas para você

Hoje se você quer trocar a sua bicicleta e não é um grande expert, provavelmente você buscará opiniões, lerá reviews, comparará preços, formas de pagamento, entrega, acessórios e tudo mais relacionado até o momento em que finalmente decidir comprar sua nova bike. Encurtar os caminhos é o que está sobre a mesa com o MUM. Ao colocar seu modelo atual de bicicleta, ele entenderá o que você tem e poderá sugerir semelhantes, melhores ou mais recomendados. Logicamente que isso sofrerá interferência do bom trabalho dos profissionais de SEO e Google Ads. Mas lembre-se: o Google prioriza entrega de valor para o usuário. Quem jogar esse jogo deve estar querendo te entregar valor primeiro e depois buscar fazer negócios.

A MUM tem o potencial de transformar a forma como o Google ajuda você em tarefas complexas. A MUM usa a estrutura texto-para-texto T5 e é 1.000 vezes mais poderosa do que o BERT, seu antecessor. Dessa forma, ele busca um entendimento muito mais profundo do que o semântico. Ele busca entender o que está por trás da sua pergunta. Se ele cruza informações e percebe que você está fazendo comparações ele pode te sugeri coisas que talvez você fosse perceber que eram importantes mais tarde. Sim, parece assustador. Mas está no centro das preocupações das marcas. Te interessar pacotes completos. E o Google sabe exatamente como direcionar isso. 

E não é só isso. O MUM também “lê” imagens.

Talvez uma das grandes revoluções seja a forma como ele lê as imagens. Se você postar a foto da sua bicicleta atual, ele pode entender que você está buscando comparações. Se você adicionar uma busca como “ela é indicada para uso nas cidade?” Com isso, se prepare para receber sugestões de modelos semelhantes, acessórios, talvez até seguros ou até mesmo listas de melhores destinos e usos do seu produto ou de similares. Quem sabe até lerá as reviews e indicações de especialistas e custos benefício dela em relação a outros modelos. Tudo com apenas uma foto e uma busca direcionada.

Nos próximos meses e anos, traremos características e aperfeiçoamentos de nossos produtos com a tecnologia MUM. Embora estejamos nos primeiros dias de exploração da MUM, é um marco importante rumo a um futuro onde o Google pode entender todas as diferentes maneiras pelas quais as pessoas naturalmente se comunicam e interpretam as informações.
Google Blog

Adicionalmente, as barreiras de linguagens também está sendo desafiada. Afinal, treinada em 75 idiomas diferentes, a MUM promete te dar respostas valorosas independente do idioma em que elas foram originalmente escritas.

É meus amigos. Nada mais será como antes. Aliás, isso já não virou o novo normal? 

Deixe um comentário