Você está visualizando atualmente NFT – Entendendo o que é

NFT – Entendendo o que é

Se a sigla do título não fez sentido algum para você, significa que você está no artigo certo. Vamos conversar com uma informação que circulou recentemente e que deixou muita gente boquiaberta. E não é tão difícil de entender porque, afinal, saber que o primeiro tweet do fundador do Twitter foi vendido recentemente por 2,5 milhões de dólares não parece ter muito sentido. Entretanto, ele foi vendido como NFT, acrônimo para Non-Fungible Token. Mas, se em inglês faz pouco sentido, em português não melhora muito: token não fundível.

E aqui está ele.

Primeiro tweet do fundador do Tweeter
Primeiro Tweet the Jack Dorsey, dono do Twitter

 

Mas afinal, o que é um NFT?

Como explicamos, o nome em português apesar de dizer pouco, nos leva a única explicação possível. O NFT é algo que não pode ser substituído ou trocado. Assim, você não pode substituí-lo por um outro igual como faria, por exemplo, com duas cédulas de dinheiro de mesmo  valor. Ou seja, é algo único, como uma obra de arte, por exemplo.

Porém, como estamos falando de tecnologia, pra entender o que é um NFT, primeiro você precisa saber que estamos falando de Blockchain, uma base de dados distribuída e criptografada. Portanto, estamos falando do que há de mais moderno em termos de segurança de dados. Em linhas gerais, a maioria das NFT´s disponíveis atualmente fazem parte do blockchain da Ethereum, uma das cripto-moedas mais conhecidas no mercado. Todavia, seu blockchain possui a capacidade de armazenar informações extras e funcionar de forma diferente da moeda. Na prática, quase qualquer informação pode ser transformada em um NFT. Outrossim, a atribuição de valor a cada token será dado pelo mercado e pela demanda por ele.

Mas porque pagar por algo que você pode baixar?

Sim, aquele tweet que você está vendo ali em cima foi comprado por mais de 20 milhões de reais. Mas por que? Talvez seja pelo mesmo motivo que alguém paga fortunas por um quadro, uma partitura, uma roupa usada por uma celebridade. Não, não estou comparando nada nem ninguém. Aqui, a mudança na verdade é a do paradigma. Afinal, estamos apenas falando das mesmas coisas, mas sob outro ponto de vista. Você pode imprimir a Monalisa quantas vezes quiser, plotá-la na parede da sua casa ou utilizá-la como bem quiser. Mas do quadro original, que está no Museu do Louvre em Paris, você nem consegue chegar perto.

E diversas marcas já começaram a usar essa tecnologia em suas cadeias de produtos e serviços. Marcas como Pringles (foto), Bratz, Ubisoft e Taco Bell já aderiram à modalidade. Os NFT´s das bonecas Bratz, por exemplo, chegam a custar mais de R$ 5mil cada um. A Pizza Hut foi além e vendeu pizza por mais de R$ 8 mil reais cada.

NFT da batata Pringles

Conclusão

Finalmente, se você está pensando que os NFT´s são mais uma forma de especulação, você não está errado. Contudo, se você acha que é só isso, sim, você está errado. No entanto, como explicamos no artigo sobre o Mundo VUCA e o mundo BANI, o ponto central é que você busque entender o que está acontecendo de transformação em quase tudo com o que convivemos. E você não precisa ser um grande especialista em tecnologia para acompanhar. A única cisa importante a a ter em mente é a que a Terra continua girando na mesma velocidade, mas, a vida por aqui anda mais rápida do que nunca.

Assim, eu, por exemplo, enxergo essas transformações do ponto de vista do marketing e como posso agregar essa tecnologia à cadeia de geração de valor dos produtos e serviços que ajudo a promover e vender. Você, se for investidor, já deve enxergar como oportunidade para sua carteira de investimentos. Se você é da área de TI, deve enxergar como mais uma área para se especializar ou somente para ficar por dentro. Mas se você apenas quer continuar com o que já conhece e se sente bem assim, zero de problemas também. O mundo de transformações em que vivemos ainda tem espaço para todos. Ainda.

Deixe um comentário