You are currently viewing SEO – 4 Recomendações para 2021

SEO – 4 Recomendações para 2021

SEO está nos seus planos em 2021? Se está, siga essas recomendações que vou te passar agora. Primeiramente, explico que, para alguns elas são tendências. No entanto, trato como realidade pois tudo aponta para isso. Portanto, nada de suspense. Logo aqui no primeiro parágrafo vou dizer quais são as quatro recomendações. Caso se interesse pelo assunto, depois de matar sua curiosidade leia um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.

  1. Page Speed
  2. Conteúdo Longo
  3. Vídeos
  4. Mobile-Friendly

Page Speed – Site mais rápido. SEO e Usuário agradecem.

Já não é novidade para ninguém que o tempo de carregamento do site é um fator determinante para gerar bons resultados na web. Assim, dois fatores principais justificam essa exigência: experiência do usuário e crescimento da navegação mobile. Dessa forma, ter uma boa nota no PageSpeed Insights do Google não é apenas uma referência que o site está bem construído tecnicamente.

Para ter acesso a tudo que produziu, o usuário precisa acessar seu site e se sentir confortável ao navegar. E para que a primeira parte aconteça, é necessário que o Google reconheça que o seu site atende às exigências de velocidade de carregamento. Afinal, você quer que todo o seu esforço na produção de conteúdo e layout seja em vão? Seguramente não.

SEO de sucesso não se trata de enganar o Google. Trata-se de uma parceria com o Google para fornecer os melhores resultados de pesquisa para os usuários do Google. – Phil Frost

Ou seja, a junção de Page Speed e boa experiencia do usuário é ainda mais determinante para o ranqueamento do seu site. Tenha em mente que a grande maioria dos usuários acessa os sites usando celulares e tablets. Regularmente fazem isso usando as redes 4G ao invés do Wi-Fi. Ou seja, quanto mais leve e acessível seu site for, melhor será a performance. Consequentemente, a experiência do usuário irá aumentar e seguramente o Google vai perceber isso e seu ranqueamento tende a ser beneficiado.

Além de tudo, isso afeta os resultados comerciais. Primeiramente, apenas para que tenha a ideia do cenário, um dispositivo móvel leva, em média, 9.2 segundos para carregar um site. Isso é uma performance bem insatisfatória. Com toda certeza os sites que não se adaptarem serão diretamente afetados.

Conteúdos Longos – Produza conteúdo maiores e mais relevantes

Mais uma vez estamos falando de experiência do usuário. Mas, como assim? É simples. Fazer com que você dê a resposta exata para o que o usuário procura é a grande missão do Google. Ou seja, o Google quer poder localizar respostas completas no seu conteúdo para oferecê-las ao usuário quando ele buscar por elas.

Dessa forma, conteúdos curtos e práticos que não se aprofundem um pouco mais passam a não ser tão importantes porque podem responder apenas parcialmente ao usuário. Nesse sentido, inclua na sua rotina a produção de conteúdo com mais de 3.000 ou 4.000 caracteres. Anteriormente esses conteúdos não eram tão buscados. Atualmente, estudos mostram que eles vem passando a ser muito apreciados pelo algoritmo do Google e também pelos usuários.

Além disso, a grande aderência ao home office por causa da pandemia fez com o que o tempo médio gasto em leitura de artigos e textos aumentasse. Paralelamente a isso, a procura por conteúdos maiores e mais detalhados também cresceu substancialmente. Nesse sentido, quando estamos falando de SEO e UX, investir em Marketing de Conteúdo passa a ser ainda mais importante. Contudo, fique atento: ter conteúdos maiores e sem relevância de nada adiantam. Produza conteúdo maiores, melhores e com mais regularidade. Melhore seu SEO em 2021 e daqui por diante com a adoção dessa prática.

Video Marketing – Excelente para SEO e para seu negócio

A produção de conteúdos maiores e melhores vem sendo cada vez mais requerida pelo Google e demandada pelos usuários. Assim, produzir vídeos passa a ser uma excelente alternativa também. Estou falando aqui de produzir vídeos com o mesmo tipo de conteúdo que faria num artigo ou post. Transmita sua mensagem através de vídeo e ofereça outra opção ao usuário que não tem costume ou simplesmente não quer ler textos. Não se trata, portanto, de parar de produzir textos e artigos. Muito pelo contrário. Gere e produza conteúdo relevante sempre e de todas as formas possíveis.

Video Marketing é excelente para o SEO

Sua audiência receberá melhor parte do seu conteúdo se ele vier como vídeo ao invés de apenas textos. Portanto,  pense no seu conteúdo de forma mais abrangente. Analise o que pode vir a ser um vídeo interessante e de fácil consumo. Invista nessa prática. Produza pequenos vídeos no início e acompanhe seu desempenho e aceitação. Monitore o desempenho, faça ajustes na estratégia com base nos resultados.

Você verá que o engajamento e as chances de conversão aumentarão. Nesse estudo do Google fica claro que vídeos são responsáveis por aumentar o engajamento em redes sociais. E também o são quando o assunto é um site ou um blog. Além disso, você abordará temáticas mais emocionais ou que demandem maior percepção por parte do usuário com mais facilidade e leveza. Em resumo: invista seriamente em vídeo marketing e seu SEO também será incrementado.

Mobile-Friendly, a tendência que já virou realidade faz tempo

É impossível imaginar uma estratégia digital que não contemple a rede móvel. Celulares e tablets dominam o coração e mente das pessoas e a tendência natural é que isso aumente cada vez mais. Mas, ser responsivo e mobile-friendly não é a mesma coisa? Definitivamente não.

O site responsivo é aquele em que o código do site contempla configurações para vários tamanhos diferentes de tela. Já o Mobile-friendly é um site que possui uma versão inteiramente criada para dispositivos móveis. As principais características desses sites são: carregamento rápido, ser sensível ao toque e possuir todas as funcionalidades do site adaptadas à realidade e necessidades mobile.

O acesso mobile cresce no mundo

Além da responsividade, o Google espera mais do seu site. A partir de março de 2021, data da mais nova atualização do algoritmo do Google, ele deve passar a exigir que os sites tenham versão mobile. E o mais sério: isso começará a determinar quais sites serão indexados ou não. Nesse link você pode verificar se sua página já é mobile friendly ou não. Não hesite em nos contactar se você precisar de ajuda para entender melhor o que é mobile friendly e como podemos ajudar você nesse processo.

Não trata-se, portanto, de ter isso como uma opção. É mandatório que você construa seu conteúdo com foco em excelente performance no universo mobile. Isso passa por todos os lugares do seu site, inclusive, e talvez principalmente, pelo menu e rodapé do site. Muitos sites optam por diminuir radicalmente as opções nesses locaias na versão mobile. E isso é um erro. É importante que todas as funcionalidades do seu site estejam contempladas em todas as versões.

Conclusão

Essas 4 recomendações não são percepções ou “feelings”. Talvez você não consiga que todas elas estejam completamente implementadas no seu site num primeiro momento. Mas, pelo bem do seu site, comece. Analise o que está ao seu alcance. Dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo. Se não tiver certeza de como fazer, podemos te ajudar. Mas, o fato concreto é que Page Speed, Videos, Mobile-Friendly e Marketing de Conteúdo estão no topo das preocupações dos profissionais de marketing no Brasil e no mundo. E você não ficar pra trás, não é mesmo?

 

Deixe um comentário