You are currently viewing SEO Trends 2021- Keywords perdem relevância?

SEO Trends 2021- Keywords perdem relevância?

Keywords não estão entre as SEO Trends 2021. Será verdade?

Todas as vezes que falamos de trends ou tendências para SEO as discussões esquentam. E em 2021 isso não seria diferente. Isso porque muito do se chama de tendência já acontece na prática, Mas a verdade é que a maioria desconhece ou não sabe como implementá-las. Entretanto, os especialistas sempre foram unânimes quando o assunto era Keyword.

Ou seja, se estivéssemos falando de otimização e ranqueamento, a sua importância seria determinante. No entanto, a discussão mudou um pouco quando a relevância das chamadas long tails, ou palavras chave de cauda longa, começaram a se mostrar eficazes e necessárias. E diversos fatores levaram a isso. A grande concorrência e os altos preços das short tails fizeram com que algumas mudanças começassem a acontecer. Assim, quando falamos de SEO local, por exemplo, as palavras-chave de cauda longa dominam completamente o cenário.

SEO Trends 2021

Mas, calma. As Keywords não vão perder a sua relevância. Mas muito provavelmente não terão o posto de única grande protagonista que já tiveram um dia. E essa também é umas das consequências resultantes de todas as mudanças que o surgimento e duração da pandemia de COVID-19 trouxeram.

Afinal, ela foi e tem sido responsável pela mudança de praticamente todos os nossos hábitos. Ou não? Nesse artigo aqui você pode conhecer um pouco mais desse cenário instável e perceber que algumas mudanças já vem acontecendo bem antes da chegada da pandemia.

SEO Trends 2021 – Análise do Comportamento do Consumidor

Em resumo, nenhuma das três SEO Trends 2021 que abordo aqui são novidades para quem acompanha o mercado de SEO e UX Design. Tenha claramente em mente que, ou você conhece seu consumidor ou você estará forma do mercado. 

A chave para esse processo é saber responder a três grandes perguntas: o que seu cliente está fazendo, como ele está fazendo e como podemos fazer com que ele faça mais rapidamente. Simples assim: produza conteúdo de valor para um cliente que você conhece ou alguém vai fazê-lo e atrair esse cliente para ele. Assim, produza experiências únicas para seu usuário e verá essa tendência se tornar realidade.

O mercado de UX (User Experience) está mais valorizado e aquecido do que nunca. Entretanto, você está preparado para proporcionar experiências inesquecíveis? Se ainda não, o primeiro passo é esse: invista pesado em conhecer o seu cliente e os seus potenciais clientes. É muito mais do que palavras chave e persona. Assim, construa e conheça a Jornada do Consumidor, a História do Usuário e principalmente e formas de gerar valor perceptível. Portanto, direcione suas ações e gere valor instantâneo de forma contínua ou esqueça atingir o tão sonhado ROI (retorno sobre investimento). Resumindo, invista em UX/UI Design

“Quando compreendemos a natureza do motivo pelo qual as pessoas procuram e as ajudam com conteúdo que lhes fornece as respostas que procuram, então nosso negócio se beneficia disso”.
Jenn Mathews – SEO Manager – Github

Retenção de Clientes tem que ser foco

As empresas que não tinham 100% do seu foco para o mercado digital foram engolidas com a chegada da pandemia. Algumas delas conseguiram recuperar espaço. No entanto, muitas não resistiram e desapareceram. Assim, o ensinamento que ficou foi muito claro mas é bem antigo: reter clientes é muito mais barato e seguro do que conquistar novos. 

Antes de continuarmos, uma pergunta: você conhece seu CRR e o seu Churn? Não? E se eu te perguntar quantos clientes conquistados no últimos mês continuam na sua base de dados? E quantos deles saíram? Se você tem esses dados na ponta do lápis então você sabe o seu CRR e o seu CHURN. Afinal, Custom Retention Rate (CRR) é o resultado da divisão do total de clientes que permaneceram pelo número de clientes que você tinha no início do mês. Já o CHURN será é o resultado da divisão dos cancelamentos do mês pelo número que você tinha no início do mês. Diminuir CHURN não é apenas tendência, é vital para seu negócio.

Contudo, você não precisa esperar o CHURN se efetivar para realizar ações. Por exemplo, se você percebe que um cliente se cadastrou na sua newsletter e que depois de 7 dias ele nunca a abriu, a chance de nunca fazê-lo e acabar se descadastrando é bem grande. Monitore seus clientes com potencial de desistência e verá a importância nos seus resultados. Sendo assim, podemos afirmar com segurança que produzir conteúdo com foco em Retenção de Clientes é uma das SEO Trends para 2021. 

Retenção de Clientes | OVBK Digital

Life Time Value (LTV) – mais valor percebido, mais vendas.

Segundo Julia McCoy, CEO da Express Writers  “é mais fácil do que nunca perder a noção do verdadeiro motivo pelo qual mantemos a confiança e a atenção de nosso público: dando-lhes valor”. E ela segue, “Mantemos o interesse e construímos confiança com nossos leitores quando nosso conteúdo é a peça mais abrangente, prática e útil com a qual eles interagiram ao pesquisar no Google”. Esse tipo de conteúdo requer foco, tempo, compromisso e investimento para criar”.

Ou seja, vender não é a tarefa mais difícil. Outrossim, conquistar confiança e passar a imagem verdadeira de valor para que seus clientes não comprem uma única vez tem que ser a meta. Além disso, vender sequencialmente sem aumentar o Ticket Médio é obviamente melhor do que perder o cliente. Contudo, conseguir fazer com que seu cliente continue comprando e aumentando o valor do ticket médio é o estado da arte do Life Time Value. Portanto, direcione seu conteúdo para geração de Life Time Value e estará aderindo a uma das SEO Trends para 2021. 

Segundo Stephan Bajai, Evangelista Chefe da Maestro, “Trata-se de entender melhor seu cliente e fornecer a ele um conteúdo valioso, ou arriscar perdê-lo para alguém que o entenda melhor apresentado a ele por seu amigo de confiança, o  Google”.

SEU CONTEÚDO PRECISA RESPONDER O QUE O CLIENTE QUER SABER

Não adianta você investir em retenção de clientes e mirar em Life Time Value e não adaptar seu conteúdo para isso. Ou seja, seus clientes tem dúvidas? Responda. Eles buscam soluções? Forneça. Apareça em buscas para esses termos. Essa é a grande diferença em relação ao ranqueamento apenas para palavras-chave. Portanto, se seus serviços de atendimento ao cliente e seu FAQ (Perguntas Frequentes) não respondem da mesma forma que seus usuários buscam as respostas, você está perdendo uma grande oportunidade de ajudar sua estratégia de SEO. Produza conteúdos que agreguem valor o tempo e responda dúvidas ou que forneça soluções. Sempre.

Use as melhores práticas de UX nesses setores do seu site. Lembre-se que conteúdo é tudo aquilo que lá está. E que, além disso, quando os crawlers passam na sua página eles rastreiam tudo o que estiver disponível. Assim, faça essas áreas possuírem conteúdo de valor e seu ranqueamento inevitavelmente será beneficiado. 

CONCLUSÃO

Muito se fala de tendências de SEO. Mas o conselho é saber o que você está extraindo para o seu dia a dia e tentando implementar. O fato concreto é que é perda de tempo simplesmente discordar. Grande parte dos conceitos abordados aqui já são realidade para quem realmente busca estar sintonizado com as melhores práticas. No entanto, o foco desse e de outros conteúdos que abordamos é fazer com médias e pequenas empresas percebam que essa realidade de melhores práticas está acessível para todos.

Afinal, conhecer seu cliente, entender suas preferências, tirar suas dúvidas, investir em encantá-lo e incentivá-lo a comprar mais só funciona se ele perceber VALORno que você faz e oferece. E isso existe desde que “Seu Zé” controlava seus “fregueses” com anotações no caderninho e conhecia todo mundo pelo primeiro nome.

Adoraria ler seus comentários e suas suas sugestões de cnteúdo que gostaria de ler. Aproveito e peço que se inscreva na nossa newsletter e receba sempre novos artigos que publicamos aqui. Grande abraço e até a próxima.

 

Deixe um comentário